terça-feira, 1 de maio de 2012

FRINGE - Episódio s4e19


= CONTÉM SPOILER DA QUARTA TEMPORADA =

Sim, eles vieram do futuro. E em determinado momento eles pararam de observar e tomaram o controle... Isso foi no ano de 2015.

Fringe mais uma vez surpreende e começa a revelar mistérios... Inserindo mais alguns. Dessa vez tudo se passa no futuro, numa realidade em que não se sabe qual. Os seres humanos que resistiram aos Observadores foram subjugados. Os que sobreviveram, sucumbiram, e foram chamados de "nativos". Outros optaram por segui-los e se declararam aliados e foram chamados de "fidelistas".

A divisão Fringe, igualmente subjugada, se tornou responsável em manter a paz e o controle dos nativos, pelo risco de novos rebeldes se unirem para tentar deter os Observadores.

Qual é o objetivo desses roteiristas, pelo amor de Jesus Cristo ?!

Com a confirmação da quinta e última temporada de Fringe, estamos em reta final da saga de Olivia, Peter e Walter. Apesar da grande confusão de realidades paralelas, linhas temporais diferentes... E agora o passado e futuro, era necessário maior objetividade na narrativa. Apontar a série para uma direção - ou duas direções, no caso - significou expor as duas ameaças/inimigos da história: David Robert Jones e os Observadores.

Saber que os Observadores deixaram de observar e, deste modo, optaram por se estabelecer em um ano específico, foi uma provável decisão após séculos de análise sobre a humanidade. Assim, decretar a supremacia em um período histórico onde a humanidade se encontrava em crise ou fragilizada tem um certo fundamento. Bem, pelo menos é o que eu acho!

O problema é que existe uma variável que os Observadores não conseguem enxergar: Peter Bishop. Ele foi apagado de toda a realidade e, mesmo assim, voltou pra ela. Será que é por isso que Etta Bishop, filha de Peter e Olivia, consegue ludibriar os Observadores tão bem?

E as pendência? Os mistérios?

ZTF. Não estou esquecido desse livro, escrito pelo próprio Willian Bell. Não esqueço que o livro comenta sobre "as primeiras pessoas", os primeiros humanos do planeta. Espero que esta e várias outras pendências fiquem claras, mas dessa vez eu me sinto mais confiante do que na época do falecido seriado LOST.



P.S. Para mim, a abertura desse episódio foi tão impactante quanto o próprio episódio em si. 
Nas aberturas anteriores, sempre foi mostrado temas dos mais variados, que incluem assuntos polêmicos da ciência, tecnologia, psicologia e paranormalidade. Veja aqui, aqui e aqui.

O que foi feito nessa abertura de tão emocionante? Citando coisas como "Individualidade", "Alegria", "Comunidade"... "Educação", "Livre arbítrio" e "Liberdade"... Agora esses assuntos são considerados polêmicos. São esses os temas que, antigamente tão óbvios, agora são distantes e quase inatingíveis. Perfeito.

Comentem a vontade,


@rodolfojcn

4 comentários:

  1. A cada episódio de fringe fico mais angustiada e feliz com o desfecho da série!

    ResponderExcluir
  2. Considero esse episódio um big Spoiler da 5a temporada. Uma pena q será a última. Qto ao livro do Walter, essa guerra q ele previa, seria uma guerra entre o lado A e o lado B, que n se concretizou. Preciso rever a série pra entender isso melhor. E no último episódio da 3a temporada ficou claro q as últimas pessoas são eles mesmos, que enviaram as peças da máquina pro passado.
    Mais uma vez, não tenho 100% de certeza, mas foi isso o que eu entendi. Estou curiosa pra ler as suas resenhas dos últimos episódios.
    Bom, agora que eu fiz o meu cometário aleatório no blog de vocês, preciso dizer q estou feliz por ter encontrado um blog soteropolitano. Há um tempo tenho pensado em pq eu não vejo blogs sobre séries, ou blogueiros, baianos. Muito legal! E casais, ainda estou explorando o blog, mas aproveitando esse período de seca do summer season, vcs já deram uma conferida na série 'Continuum'? Ela está prometendo ser uma série boa de se acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, LadyMoon! Obrigada pelo comentário. O blog é bem despretensioso e pensamos em nos divertir escrevendo posts sobre as séries que assistimos. Seja bem-vinda e boa leitura ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ladymoon! Ouvi falar nessa série Continuum, fiquei bastante curioso sobre a temática da série, com um grande potencial! Está na minha lista, assim que puder vou dar uma conferida! Adoro seriados e filmes sobre viagens no tempo!

    E sobre Fringe... Estamos devendo falar sobre o season finale sim! Inclusive sobre Game of Thrones! Em breve!

    ResponderExcluir