domingo, 27 de maio de 2012

Community s03e20 - A genialidade de Community

Acho que é lugar comum citar Community como a melhor série de comédia da atualidade, ou pelo menos, uma das melhores. E este momento de Community é ainda mais proeminente com a decadência de Big Bang Theoty (comentada por @marinalordelo no post anterior)e a saída de Michael Scott (Steve Carell) de The Office. Modern Family continua com seu humor característico mas com um foco mais real. E 30 Rock é o que mais aproxima de Community, com um humor non-sense e calcado nas críticas sobre o politicamente correto americano. 

Community é uma homenagem ao cinema e séries de TV. Cada episódio pode levar-nos de uma animação em stop-motion a um episódio de CSI, com as situações mais diferentes possíveis. Referência aos filmes/séries de guerra com um jogo de paintball, aos filmes de Tarantino com um aniversário, e por aí vai. Mas como um fã de videogames e ficção científica não poderia deixar de escrever sobre o episódio Digital EState Planning, no qual o grupo de estudos se transporta para um jogo de videogame com seus avatares para tentar localizar a fortuna do pai de Pierce.
O sentimento de nostalgia é irresistível para quem jogou os consoles de 8 e 16bits, principalmente 8 bits (Nintendo,Master System). O jogo é claramente baseado nos RPGs da época como Phantasy Star, inclusive a edição de som. Um espetáculo. E dentro do jogo, o veneno crítico de Community também começa a ser destilado, mostrando principalmente nos personagens de Annie e Shirley que fora da realidade suas convicções podem mudar. 
Para mim, duas referências muito fortes, a primeira de Jogador número 1, livro de Ernest Cline, que levam pessoas a um mundo de realidade virtual em busca de um tesouro, como o pai de Pierce, e a segunda é Matrix. Matrix está todo lá, com Abed sendo Neo. Ele que entende como o jogo funciona e faz com que tudo se modifique. O pai de Pierce seria o Arquiteto e Gilbert Lawson seria agente Smith. Mas cada um enxerga community como quiser. O seriado está lá cheio de referências, e tenho certeza que as referências que eu vejo não são as mesmas que outras pessoas percebem, e nisso vejo a genialidade de Community. 
Infelizmente já foi anunciado que a quarta e última temporada será somente de 13 episódios. Mas se continuar com este ritmo Community será lembrada como uma das séries mais marcantes de comédia desta década.

Um comentário:

  1. É uma pena que o seriado Community não seja valorizado como ele bem merece...

    ResponderExcluir