quinta-feira, 26 de abril de 2012

Merlin - Episódio Piloto


Continuo minha saga, falando sobre episódios pilotos!

Lançado em setembro de 2008, MERLIN é uma releitura da história do famoso mago da lenda do Rei Arthur. Merlin (Colin Morgan), quando chega em Camelot pela primeira vez, percebe que está em apuros. Enviado por sua mãe para trabalhar e aprender com o curandeiro Gaius (Richard Wilson) a arte da medicina, descobre que magia é crime e a sentença é a morte. O problema é que ele nasceu com esse dom e faz feitiços de maneira tão espontânea que mal consegue disfarçar.

Vê que o rei Uther Pendragon está condenando um rapaz por feitiçaria. Sua morte em praça pública desperta a fúria de sua mãe, que promete vingança. Merlin conhece também o filho do rei, o jovem Arthur. Habilidoso guerreiro, demonstra ainda uma postura imatura e de garoto mimado, diferente do homem que futuramente se tornará. Outros personagens clássicos são inseridos: Guinevere, uma doce moça que trabalha como serviçal no palácio, e Morgana, meia- irmã do príncipe Arthur.


A primeira impressão não foi das melhores. Muitas mudanças da lenda original me incomodaram. Senti-me vendo um "Smallville" medieval com um elenco feio de dar dó. Os efeitos especiais das magias são muito bons, principalmente a telecinese de Merlin. Mas só isso não garante qualidade do roteiro, que, pela simplicidade, visivelmente tem como foco o público infanto-juvenil.

Potencial? Até tem. A história é rica, Lancelot não aparece nesse início e deve ser um elemento importante para a trama. Mas a relação entre Merlin e Arthur (que por incrível que pareça têm a mesma idade!) deve amadurecer ao longo da temporada mas, sinceramente... Não empolgou para ver os seguintes.

Comentem a vontade,

@rodolfojcn

3 comentários:

  1. Eu não vi o piloto, mas achei a proposta muito infanto-juvenil. E acho que não vai colar, pq os jovens de hj não se intereessam muito por assuntos "históricos" e sim mais apelativos, vampiros, sci-fi...

    ResponderExcluir
  2. Quarta Temporada diz algo para vcs?

    ResponderExcluir
  3. Lucas, como eu disse... Só é uma opinião baseada apenas no episódio piloto. Tenho uma amiga fanática por Merlin, inclusive foi isso que me fez assistir o primeiro apisódio. A história do Rei Arthur é bem rica e eu acredito quando dizem que atualmente ela está boa (se foi isso que quis dizer com quarta temporada!). Um abraço!

    ResponderExcluir